segunda-feira, 31 de agosto de 2015

OPINIÃO | Mataram a Cotovia - Harper Lee

                                       Mataram a Cotovia


Título Original: To Kill a Mockingbird
Ano de Publicação: 1960
Editora: 
Relógio D'Água
Preço Editora: €
16,00

Sinopse: Durante os anos da Depressão, Atticus Finch, um advogado viúvo de Maycomb, uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos, recebe a dura tarefa de defender um homem negro injustamente acusado de violar uma jovem branca. Através do olhar curioso e rebelde de uma criança, Harper Lee descreve-nos o dia-a-dia de uma comunidade conservadora onde o preconceito e o racismo caracterizam as relações humanas, revelando-nos, ao mesmo tempo, o processo de crescimento, aprendizagem e descoberta do mundo típicos da infância.

Opinião: Brilhante é a palavra certa para descrever esta obra. As personagens são fascinantes, a narrativa é fantástica e a escrita deliciosa. 
O facto de a história ser narrada por uma criança, uma menina de nome Scout, leva-nos a olhar para os acontecimentos de uma forma diferente do habitual.
A autora consegue descrever a vida de Scout entre os seus 6 e 9 anos, numa época bastante complicada marcada por temas sérios como o racismo e a escravatura, sempre relatados segundo a perspectiva de Scout. 
A autora conseguiu incluir um toque de humor ao longo de toda a narrativa e deixar-nos apaixonados pela personagem Scout.

O livro proporcionou-me uma leitura tão mas tão boa, tão diferente do que habitualmente experimento ao ler outros livros. Recomendo a leitura e vou querer reler a obra! Um dos meus favoritos.

Cotação: 5/5

Go Set a Watchman

Diz-se por aí que o novo livro de Harper Lee, "Go set a watchman" será publicado em Portugal no terceiro trimestre de 2015, as personagens desta história serão as já conhecidas de "Mataram a Cotovia". Fico a aguardar com muita expectativa a chegada do livro a Portugal.

2 comentários:

  1. Harper Lee estava em grande destaque na Waterstones quando estive em Inglaterra estas férias. Não me senti particularmente inspirada a experimentar e agora, depois de ler a tua opinião, fico um bocado frustrada por não o ter feito! Vai para a minha lista! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anna, tens mesmo de experimentar. Vais ver que vale a pena.
      Boas leituras!

      Eliminar