sexta-feira, 14 de agosto de 2015

OPINIÃO | As Raparigas do Rosário - Richard Montanari


Título Original: The Rosary Girls (Jessica Balzano & Kevin Byrne #1)
Ano de Publicação em Portugal: 2007
Editora: Editorial Presença
Preço Editora: €20,19

Sinopse: Na cidade de Filadélfia não há memória de uma série de crimes tão violentos e brutais como os que os detectivas Kevin Byrne e Jessica Balzano têm em mãos. O alvo são raparigas de colégios católicos, que aparecem mortas em circunstâncias simbólicas evidenciando sinais de tortura e mutilação: as suas mãos são aparafusadas em oração eterna segurando um rosário a que falta um número diferente de contas em cada crime. O inteligente e perverso assassino tem um percurso ritual metodicamente preparado para a dupla de detectives, e é imperativo detê-lo antes que ele complete o ciclo. Mas aproxima-se o dia da Ressurreição e, quando ambos percebem quem é a próxima na lista e porquê, pode já ser demasiado tarde.
Richard Montanari envolve o leitor numa narrativa poderosa e viciante, que o levará aos lugares da psique humana onde já não há possibilidade de redencção e, cujo suspense lhe fará subir os níveis de adrenalina.


Opinião: O início não me prendeu por conter demasiadas descrições das personagens Kevin Byrne e Jessica Balzano, os detetives nesta trama, mas é então que começa a vaga de crimes extremamente violentos e envoltos num ritual relacionado com os cinco mistérios do terço. 
Todas as vítimas são raparigas de colégios católicos e toda a história está envolta por estes rituais. O autor mostra-nos o ponto de vista do assassino aquando da escolha das vítimas e leva-nos ainda a testemunhar os crimes através da descrição das vítimas. 
Gostei muito da forma como o autor consegui relacionar as vítimas, que aparentemente eram escolhidas ao acaso, e o desenlace que é totalmente imprevisível e de nos deixar de boca aberta. As personagens são fantásticas e a história foi muito bem conseguida.
Recomendo mesmo a leitura desta obra! Fiquei com vontade de ler as seguintes.

Cotação: 4/5 

Sem comentários:

Enviar um comentário